terça-feira, 23 de outubro de 2007

Apresentação da COMPETIR - Formação e Serviços, Lda.

A COMPETIR foi constituída em 03 de Março de 1993 e tem a sua sede social em Lisboa, sita na Avenida da República, nº 74 – 1º Direito.

Dado o sucesso inicial, rapidamente se expandiu no território nacional, garantindo a sua presença através de delegações no Porto, Castelo Branco, Entroncamento, Torres Vedras, Évora, Beja e Faro, bem como através de colaboração externa em Valença, Mesão Frio e Coimbra.

A nível internacional, a Empresa detém a totalidade do capital da COMPETIR POLSKA, que desenvolve a sua actividade, desde 2004, em Poznan (Polónia).

Actualmente, a COMPETIR está a preparar o arranque da sua filial em Budapeste (Hungria), bem como a realizar um estudo de mercado para aferir a viabilidade de implementação na Roménia, através da preparação de uma missão empresarial a este País.

A Sociedade tem por objecto a prestação de serviços e consultoria nas áreas de Gestão, Contabilidade, Psicologia, Direito, Fiscalidade e Auditorias, Marketing, Recursos Humanos, Informática e, com maior relevo, na Formação Profissional; a elaboração de projectos e estudos de viabilidade económico-financeiros; o planeamento e realização de acções de promoção de investimentos na área da cooperação económica.

A empresa desenvolve Formação Profissional desde 1993 enquanto Entidade Formadora, passando, a partir de 1996, a actuar como Entidade Promotora, assumindo responsabilidades em todas as fases do projecto, desde a preparação, passando pela organização e execução, e terminando no encerramento e avaliação das acções de Formação Profissional.

A COMPETIR é uma Entidade Formadora Acreditada pelo Instituto para a Qualidade na Formação, (IQF), desde 1998, nos seguintes domínios de intervenção:
a) Diagnósticos de necessidades de formação;
b) Planeamento de intervenções ou actividades formativas;
c) Concepção de intervenções, de programas, instrumentos e suportes formativos;
d) Organização e promoção de intervenções ou de actividades formativas;
e) Desenvolvimento/execução de intervenções ou de actividades formativas;
f) Acompanhamento e avaliação de intervenções ou actividades formativas.

A empresa apresenta soluções formativas, em diversas áreas, dirigidas a diferentes tipologias de entidades. Privilegiando assim, como público-alvo, activos empregados, desempregados e públicos desfavorecidos, com incidência geográfica em todas as regiões do País.

A constante preocupação, por parte da COMPETIR, em conceber, organizar e executar FORMAÇÃO À MEDIDA, permite que cada Entidade obtenha o máximo retorno, para a sua actividade, das acções de Formação Profissional.

O direito à formação profissional é reconhecido na Carta Social Europeia do Conselho da Europa (Art. 10º), bem como na Legislação Nacional, através do Código do Trabalho, com a obrigatoriedade das empresas oferecerem Formação Profissional aos seus trabalhadores. O reconhecimento desse direito ao longo da vida activa visa um melhor desempenho nas suas funções, contribuindo igualmente para a sua valorização pessoal.

Tendo em vista o cumprimento do disposto na Carta Social Europeia e no Código do Trabalho e o reforço da qualificação, a COMPETIR irá continuar a realizar acções de Formação Profissional destinada a activos empregados pertencentes aos quadros, quer de entidades públicas, quer de entidades privadas.

Em Portugal, as taxas de saída escolar precoce na população dos 18 aos 24 anos são das mais elevadas no contexto europeu. Conforme definido na Iniciativa Novas Oportunidades, os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) são instrumentos prioritários de combate ao insucesso escolar e à saída do sistema educativo antes da conclusão do secundário.

A COMPETIR irá reforçar a aposta nos cursos EFA, na dupla vertente de certificação escolar e profissional, de modo a elevar os níveis de qualificação da população portuguesa, potenciando as condições de empregabilidade e promovendo o processo de certificação das competências adquiridas ao longo da vida.

As comunidades imigrantes encontram sempre muitos obstáculos à sua integração em países estrangeiros e Portugal não é excepção. Para combater esta situação, a integração social e profissional da população imigrante constitui uma prioridade do QREN, de modo a garantir o acesso aos mesmos direitos e deveres que os cidadãos portugueses têm, num quadro de igualdade de oportunidades entre todos.

A COMPETIR irá estar na vanguarda das respostas a dar à população imigrante, quer em termos de identificação das reais necessidades de formação, quer em termos de realização e respectiva avaliação das acções de Formação Profissional a implementar.

A COMPETIR distingue-se das suas congéneres por diversas razões:
1. Está capacitada para desenvolver soluções personalizadas, orientadas para necessidades específicas, numa relação de parceria com cada cliente;
2. Está capacitada para responder, em tempo útil, em qualquer parte do território nacional;
3. Apresenta competências para desenvolver soluções inovadoras, recorrendo a metodologias e a tecnologias reconhecidas pela sua respectiva eficácia para responder às necessidades dos novos modelos de formação/aprendizagem;
4. Garante o cumprimento dos padrões de qualidade nos processos e nas soluções que disponibiliza, sempre no sentido da melhoria contínua e da satisfação dos clientes;
5. É a única empresa portuguesa de Formação Profissional com escritório e actividade nos novos países de alargamento da União Europeia, transmitindo assim o know-how de mais de uma década de conhecimentos, em resultado da vivência de vários Quadros Comunitários de Apoio.